Seattle Seahawks @ Atlanta Falcons na temporada 2019. Créditos: Rod Mar.

Olá, 12s!

Essa divisão com certeza apresentará excelentes jogos para os expectadores. O New Orleans Saints segue como o grande favorito para a divisão e até mesmo para o Super Bowl. Entretanto as chegadas de Todd Gurley no Atlanta Falcons e, Tom Brady e Rob Gronkowski no time de Tampa, fazem com que a briga fique bem acirrada pelo segundo lugar da divisão e pelas vagas de wild card da conferência.

Times da NFC Sul: Atlanta Falcons, Carolina Panthers, New Orleans Saints e Tampa Bay Buccaneers.

De acordo com o calendário da NFL em 2020, os times da NFC Sul enfrentarão os times da NFC Norte nos confrontos intraconferência. Dois jogos da temporada serão contra outros times da mesma conferência, porém de outras divisões diferentes daquela que enfrentarão nos confrontos intraconferência, e levando em consideração a colocação dos times na temporada anterior. Logo, os times da NFC Sul enfrentarão os times da NFC Oeste e NFC Leste. Primeiros contra primeiros, segundos contra segundos, e assim sucessivamente. Neste artigo, vamos focar nos confrontos NFC Sul contra NFC Oeste, que é onde está o Seattle Seahawks, e como esses confrontos podem influenciar a classificação final da NFC Oeste ao final da temporada.

Leia mais:

New Orleans Saints – Drew Brees terá braço para os playoffs?

O New Orleans Saints possui o melhor elenco da divisão e, para alguns analistas, o melhor da NFL. ​Uma defesa muito sólida, especialmente a secundária. O time não teve grande perdas e conseguiu algumas peças para tampar alguns poucos buracos que tinham no elenco. A grande incógnita nessa equação é se o ótimo QB, Drew Brees, vai ter braço na parte final da temporada para conseguir levar esse time para o Super Bowl. Nas últimas temporadas o desempenho de Brees despencou quando o time jogou a parte final da temporada e os playoffs. Provavelmente esta será a última grande chance de Brees conquistar outro anel. Para tentar ajudar nessa missão, e desafogar o excelente WR Michael Thomas, os Saints trouxeram o WR Emmanuel Sanders. Enfim, um ataque que já era ótimo, com jogadores de elite como Brees, Thomas e o RB Alvin Kamara, conseguiu ficar ainda melhor. 

Calendário de jogos do New Orleans Saints. Fonte: instagram.com/nflbrasil

Acredito que os Saints não terão problemas para conquistar o título da divisão, provavelmente com uma campanha com 12 ou 13 vitórias. A grande pergunta que fica é se os Saints conseguiram ficar em primeiro lugar geral da conferência e assim conseguir ficar de folga na primeira rodada da pós-temporada. Vale lembrar que a partir deste ano apenas o primeiro lugar da conferência fica de “bye” na primeira rodada dos playoffs. Até o ano passado o segundo lugar também ficava, mas como agora temos mais um time no wild card, apenas o primeiro lugar contará com o benefício da folga. Então a “final antecipada” deve ser justamente no jogo que nos interessa para esse artigo: o confronto contra o campeão da divisão NFC Oeste, e do campeão da conferência, no ano passado: San Francisco 49ers. No papel são os dois melhores elencos da NFL e com certeza será um grande jogo na semana 10 na casa dos Saints. Acredito que o favoritismo esteja do lado dos Saints não só porque joga em casa, mas principalmente porque o calendário dos Saints é mais favorável do que o dos 49ers até a semana do embate entre eles. 

Atlanta Falcons – dá para esperar voos altos neste ano?

O Atlanta Falcons teve uma temporada bastante irregular no último ano. O time só melhorou após o head coach Dan Quinn parar de acumular a função de coordenador defensivo. A partir dali o time evoluiu e teve uma arrancada na parte final da temporada que não foi suficiente para levar o time aos playoffs. Neste ano, o time trouxe o excelente RB Todd Gurley, mas a grande questão é como estará a saúde dele. Será que Gurley conseguirá jogar em alto nível novamente? O ataque tem excelentes jogadores como os recebedores Julio Jones e Calvin Ridley, o QB Matt Ryan que lançou para mais de 4.000 jardas no ano passado, e o próprio “Gurlão da massa” (como é vulgarmente conhecido no Brasil). A grande preocupação é a linha ofensiva que não está à altura do restante do ataque. A defesa possui bons nomes, mas será que vai continuar a evolução apresentada na parte final da temporada passada?

Calendário de jogos do Atlanta Falcons. Fonte: instagram.com/nflbrasil

Os Falcons devem terminar a temporada com uma campanha positiva. O jogo-chave para as pretensões da franquia é o jogo contra o Saints na semana 13 em casa. Mas mesmo que não consiga conquistar a divisão, os Falcons são favoritos para conquistar uma das vagas de wild card da conferência. O jogo que nos interessa aqui é justamente contra o Seattle Seahawks na semana um em casa. No confronto dos segundos lugares da NFC Sul contra a NFC Oeste, os Falcons são favoritos para mim.

Tampa Bay Buccaneers – a dinastia continuará na Flórida?

O Tampa Bay Buccaneers trouxe vários veteranos para reforçar o elenco este ano. Além do QB Tom Brady, para alguns o melhor de todos os tempos, trouxe ainda o TE Rob Gronkowski e o RB LeSean McCoy. Os Buccaneers já tinham desde o ano passado uma excelente dupla de recebedores, com Chris Godwin e Mike Ewans, além dos TEs O. J. Howard e Cameron Brate. A defesa, apesar de jovem, possui ótimos valores e tem tudo para continuar evoluindo neste ano. Os Buccs chegam nessa temporada com expectativa de playoffs, até porque agora são sete times que se classificam, o fiel da balança serão os jogos contra seus rivais de divisão, especialmente os Falcons. 

Calendário de jogos do Tampa Bay Buccaneers. Fonte: instagram.com/nflbrasil

Acredito que os Buccs terão pelo menos uma campanha neutra. Poderemos esperar oito ou até mesmo nove vitórias. Em se tratando do confronto contra a NFC Oeste, o time de Tom Brady enfrentará o Los Angeles Rams em casa, e esse jogo será decisivo para as pretensões da franquia da Flórida. Não pelo fato de jogar em casa, mas eu acredito que Brady e companhia irão para o jogo com muito mais vontade de vencer do que os Rams e por isso eu coloco o favoritismo do lado dos Buccs nesse confronto.

Carolina Panthers – McCaffrey Football Club

O Carolina Panthers é um time em total reconstrução. Perdeu jogadores importantes como o QB Cam Newton e o LB Luke Kuechly, além do técnico Ron Rivera depois de nove anos no comando da equipe. Trouxeram o QB Teddy Bridgewater e o WR Robby Anderson. Entretanto o dono do time é o RB Christian McCaffrey, para muitos o melhor running back da liga atualmente e provavelmente a escolha número um em 99% das ligas de NFL Fantasy nesta temporada. Apesar de ter bons recebedores e o excelente McCaffrey, o ataque tem uma linha ofensiva bem fraca. A defesa possui muitos buracos e não inspira confiança.

Calendário de jogos do Carolina Panthers. Fonte: instagram.com/nflbrasil

Provavelmente os Panthers continuarão como a quarta força dessa divisão neste ano com uma campanha de cinco ou seis vitórias, no máximo. No confronto contra a NFC Oeste, os Panthers enfrentarão o Arizona Cardinals em casa na semana quatro. O favoritismo está do lado dos Cardinals, já que o ótimo ataque de Arizona deve fazer um estrago nessa defesa dos Panthers mesmo jogando em Carolina.

O que esperar da NFC Sul em 2020?

Como todos sabemos, estamos vivendo uma grande pandemia e isso por si só pode fazer qualquer previsão com base na razão e nas informações deste momento, se tornar irrelevante ou desatualizada em questão de segundos. Essa é uma variável que não temos qualquer tipo de controle ou estatística para tentar prever. E o impacto que ela pode ter sobre qualquer time é gigante. Então, por ora, vamos apenas ignorá-la.

Os times da NFC Sul enfrentarão em casa os times da NFC Oeste nesta temporada. Apesar da pandemia estar afetando diretamente a questão do público nos estádios, eu ainda acredito que jogar em casa é uma vantagem, ainda mais em jogos que tendem a ser tão equilibrados como neste caso. Apenas o Carolina Panthers que quando comparado com seu rival do Oeste, está em um nível abaixo. Todos os outros times estão nos mesmos patamares em relação aos seus elencos e, portanto, os jogos serão decididos em detalhes. A única garantia que temos serão de ótimos jogos para se assistir. Que vença o melhor.

Go Hawks!

Leia mais: O que esperar da AFC Leste na temporada 2020?

O que esperar da NFC Sul em 2020
Tags:                                             
Avatar

Pejota

Apenas um cara que curte futebol americano (da bola oval), NFL Fantasy e futebol (da bola redonda). ​Não necessariamente nessa ordem. Torcedor do Seattle Seahawks, Vasco da Gama e Seattle Sounders.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.