Seattle Seahawks x San Francisco 49ers na temporada 2019. Créditos: Rod Mar.

Olá, 12s!

Nos principais campeonatos de futebol (da bola redonda) do mundo, tais como a Copa Libertadores, a UEFA Champions League e a própria copa do mundo, normalmente a primeira fase é disputada por grupos com quatro times cada. Quando existe um grupo onde três ou quatro times são fortes (em teoria, pelo menos), é comum vermos esse grupo ser chamado de “grupo da morte”. A razão desse apelido passa pelo fato de que dois dos quatro times ficarão pelo caminho num confronto direto com os outros dois times classificados. Se existe algum “grupo da morte” na NFL, com certeza seria a NFC Oeste. Essa divisão tem tudo para ser a divisão mais disputada e mais forte da NFL em 2020. A diferença para o campeonato do futebol (da bola redonda) é que na NFL poderemos ter até três times se classificando para o wild card. Vários analistas estão afirmando que esta divisão terá três representantes nos playoffs desta temporada, o que quase aconteceu no ano passado.

Times da NFC Oeste: Arizona Cardinals, Los Angeles Rams, San Francisco 49ers e Seattle Seahawks.

De acordo com o calendário da NFL, além dos confrontos entre si (em ida e volta), os times da NFC Oeste irão enfrentar ainda:

  • Todos os times da NFC Leste nos confrontos intraconferência;
  • Todos os times da AFC Leste nos confrontos interconferência;
  • De acordo com a tabela de classificação dos times na temporada passada (por exemplo, primeiros lugares enfrentam primeiros lugares e assim por diante):

Neste artigo vamos analisar a tabela de cada time em relação aos confrontos fora da divisão, fazendo previsões quanto aos vencedores de cada confronto num momento “Mãe Diná”. Quanto aos confrontos dentro da própria divisão, estes são muito mais imprevisíveis já que são várias variáveis, mas acredito que a principal dela será o momento de cada time especialmente nas duas últimas semanas onde estes confrontos acontecessem. Eu acredito que os vencedores dos confrontos serão aqueles que tiverem precisando mais da vitória para obter uma classificação para os playoffs, por exemplo. Então ao invés de tentar prever vencedores, confronto a confronto, faremos uma previsão de quantas vitórias-derrotas cada time vai ter.

San Francisco 49ers – defesa bem sólida e ataque consistente

O San Francisco 49ers bateu na trave no ano passado – perdeu o Super Bowl de virada no final do jogo. Entretanto a base do time é extremamente sólida e esta será uma das vantagens do time neste ano. A defesa é uma das melhores da NFL e apesar de ter perdido algumas peças, conseguiu repor no mesmo nível. Nick Bosa foi eleito o calouro defensivo do ano passado e o veterano Richard Sherman continua jogando em altíssimo nível. Espera-se ainda mais este ano da defesa do coordenador defensivo Robert Salah. O ataque conta com o Tight End mais bem pago da liga: George Kittle. Além de Kittle, os 49ers não possuem outra grande estrela no time ofensivo, mas não podemos desprezar a eficiência e consistência do ataque do time de Kyle Shanaham. Enfim, a expectativa dos torcedores dos niners está em alta para essa temporada.

Calendário de jogos do San Francisco 49ers. Fonte: instagram.com/nflbrasil

Os 49ers devem ter uma campanha positiva dentro da própria divisão. Os dois primeiros jogos contra times da própria divisão serão em casa, seguidos por três fora de casa e fechando a temporada na última semana em casa contra o Seahawks. Eu acredito que os 49ers conseguirão pelo menos quatro vitórias nesses seis jogos. Os jogos das semanas 16 e 17 são verdadeiras incógnitas e vai depender muito do momento de cada time e das pretensões em relação aos playoffs. De acordo com os artigos recentes onde analisamos os confrontos dos 49ers contra as outras divisões na próxima temporada:

DivisãoVitórias-derrotas dos 49ers
AFC Leste4-0
NFC Leste3-1
NFC Norte1-0
NFC Sul0-1
NFC Oeste4-2
Campanha final12-4
Previsão da campanha do San Francisco 49ers na temporada 2020.

Los Angeles Rams – melhor jogador defensivo da liga

Os Los Angeles Rams passam por um momento de aperto financeiro atualmente. Com isso várias estrelas saíram nesta temporada, incluindo o RB Todd Gurley, mas especialmente na defesa. Entretanto não podemos dizer que uma defesa que conta com nomes como Aaron Donald (o melhor jogador defensivo da liga atualmente) e Jalen Ramsey esteja entre as mais fracas da liga. Muito pelo contrário. Esses são jogadores que podem garantir vitórias para o time. O ataque, apesar de ter perdido seu maior nome, continua com ótimo recebedores e Tight Ends, além de um comitê de RBs competente. Resta saber se Jared Goff atuará em alto nível e corresponder à alta expectativa depositada sobre ele pelos Rams. No ano passado os Rams ficaram próximos de uma vaga de wild card. Neste ano, com 3 vagas é bem provável que os Rams cheguem ao final da temporada brigam para se classificar para os playoffs. Entretanto, apesar de existirem pequenas chances, não é provável que os Rams consigam tirar o título da divisão das mãos dos 49ers ou, por que não, Seahawks.

Calendário de jogos do Los Angeles Rams. Fonte: instagram.com/nflbrasil

A tabela de jogos dos Rams dentro da própria divisão é bem complicada. Cinco dos seis jogos acontecem na segunda metade da temporada. Os três primeiros jogos também serão bem complicados e é natural esperar um começo 0-3. O jogo em casa contra o Seahawks será aquele que vai mostrar de realmente o time tem pretensões de chegar aos playoffs ou não. Acredito que também que o último jogo, em casa, contra o Arizona Cardinals será muito importante para classificação (ou não) aos playoffs.

DivisãoVitórias-derrotas dos Rams
AFC Leste1-3
NFC Leste2-2
NFC Norte1-0
NFC Sul0-1
NFC Oeste2-4
Campanha final6-10
Previsão da campanha do San Francisco 49ers na temporada 2020.

Arizona Cardinals – playoffs à vista?

O Arizona Cardinal se reforçou muito bem nesta intertemporada. Trouxe o Wide Receiver DeAndre Hopkins numa das melhores trocas da temporada. Além disso, espera-se muito do segundo ano do QB Kyler Murray que foi eleito calouro ofensivo na temporada passada. O ataque possui boas peças e no ano passado foi o time que mais utilizou formações com quatro recebedores. A chegada de Hopkins qualifica ainda mais este ataque. Resta saber se a defesa, que melhorou em relação ao ano passado, não vai estragar as pretensões do time. O ataque é extremamente qualificado, mas a defesa ainda não inspira confiança. Não se espera uma campanha negativa (mais derrotas do que derrotas) neste ano e acredito que o time chegue ao final da temporada ainda brigando por uma vaga de wild card. O grande complicador da tabela de jogos dos Cardinals será enfrentar os 49ers em casa na penúltima rodada, e os Rams, prováveis concorrentes ao wild card, fora de casa na última rodada.

Calendário de jogos do Arizona Cardinals. Fonte: instagram.com/nflbrasil

A tabela de jogos dos Cardinals é menos complicada do que o dos Rams, por exemplo. Especialmente no começo, existe grandes chances de emplacar quatro vitórias em sequência, o que pode dar uma injeção de ânimo no time de Arizona. O jogo contra o Seahawks na semana sete, exatamente antes da semana de folga, será o jogo-chave para as pretensões dos Cardinals. O que pode complicar uma possível classificação para os playoffs será os últimos dois jogos da temporada, em especial o último que será fora de casa contra os Rams.

DivisãoVitórias-derrotas dos Cardinals
AFC Leste2-2
NFC Leste1-3
NFC Norte1-0
NFC Sul1-0
NFC Oeste2-4
Campanha final7-9
Previsão da campanha do San Francisco 49ers na temporada 2020.

O que esperar da NFC Oeste em 2020?

Como todos sabemos, estamos vivendo uma grande pandemia e isso por si só pode fazer qualquer previsão com base na razão e nas informações deste momento, se tornar irrelevante ou desatualizada em questão de segundos. Essa é uma variável que não temos qualquer tipo de controle ou estatística para tentar prever. E o impacto que ela pode ter sobre qualquer time é gigante. Então, por ora, vamos apenas ignorá-la.

A expectativa para essa divisão que o San Francisco 49ers e Seattle Seahawks vão disputar o título da divisão até a última rodada, a exemplo do que foi o ano passado, e por consequência devemos ter os dois times nos playoffs. Com a abertura da terceira vaga de wild card, abre-se a possibilidade de ter um terceiro time dessa divisão nos playoffs. Apesar da nossa expectativa ser de campanhas negativas tanto para o Arizona Cardinals quanto para o Los Angeles Rams, os dois times possuem elencos e estrelas que podem brilhar, ganhar jogos, e colocar o time da disputa pelos playoffs. Entretanto uma coisa é certa: excelentes jogos para se assistir. Espero que você, assim como eu, esteja super empolgado com a temporada que está para começar.

Go Hawks!

O que esperar da NFC Oeste em 2020
Tags:                         
Avatar

Pejota

Apenas um cara que curte futebol americano (da bola oval), NFL Fantasy e futebol (da bola redonda). ​Não necessariamente nessa ordem. Torcedor do Seattle Seahawks, Vasco da Gama e Seattle Sounders.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.