Créditos: Rod Mar.

Olá, 12s!

Este é o primeiro de três artigos para falar do nosso elenco (roster, em inglês) para a temporada de 2020. Para quem está começando a acompanhar futebol americano por agora, talvez ainda não esteja tão familiarizado com os termos que iremos apresentar, e por isso, nós iremos explicar um pouco de cada posição além de citar os nomes. Primeira informação importante: o elenco de um time para a temporada é de 53 jogadores. Esse número é fixo. Todos os times têm a mesma quantidade, diferente do futebol (da bola redonda) onde cada time tem a quantidade de jogadores que bem entender (e pagar). Além do plantel principal, os times têm ainda o que é chamado de time de treino (practice squad, em inglês) onde participam alguns jogadores. O número normalmente é 10, mas neste ano por causa da pandemia a NFL subiu este número para 16. Então o time pode ter até 16 jogadores neste time que podem “subir” para o time principal a qualquer momento para substituir outro jogador, por exemplo, lesionado.

A segunda informação importante – o elenco é dividido basicamente em três unidades:

  • Ataque: cuja função é produzir os pontos quando o time tiver a posse de bola;
  • Defesa: a função principal é evitar que o time adversário marque os pontos quando estiver no ataque; e
  • Time de especialistas: que possui diversas funções, por exemplo, chutar ou retornar punt, e chutar o field goal. É chamado de especialistas porque exige habilidades bem diferentes das unidades de ataque ou defesa.

Este artigo vai cobrir a nossa unidade de ataque. Iremos utilizar os nomes originais (em inglês) para cada posição, pois a tradução destes termos não ajuda muito na compreensão. Na verdade, até atrapalha, afinal quando assistimos aos jogos pela televisão normalmente são utilizados os termos em inglês. Terceira informação importante: assim como no futebol (da bola redonda), cada time coloca em campo apenas 11 jogadores de cada vez. Então o ataque terá 11 jogadores em campo, assim como a defesa. A quantidade de jogadores de cada posição no campo em cada jogada depende da tática a ser utilizada. Isso vale tanto para o ataque quanto para a defesa. Da mesma forma que no futebol (da bola redonda), o time escolhe se vai jogar com dois ou três atacantes, no futebol americano o time escolhe se vai com dois, três ou mesmo quatro wide receivers (WR). A diferença é que a escolha é feita jogada a jogada, e não para o jogo inteiro. O futebol americano é muito mais dinâmico do que o futebol (da bola redonda), na minha opinião. Prometo que não farei mais comparações com o futebol daqui até o final deste artigo.

As posições de cada time em campo. Crédito: nflabrasileira.com.br

Quarterback (QB)

O Quarterback, ou simplesmente QB, é normalmente o principal jogador do time, pois é ele quem faz o ataque jogar (ou não). É o QB quem escolhe as jogadas a serem executadas junto com o coordenador ofensivo do time e algumas vezes com o head coach. É dele a decisão de escolher entre passar a bola para alguém correr com ela, ou então lançar para alguém que está correndo sem ela. E tudo isso num espaço bem curto de tempo e com pressão dos adversários. Por isso, encontrar um QB bom e que dure por um bom tempo é raro de ser ver. O QB é literalmente o elo principal do time e por isso normalmente é o mais bem pago do time.


Running back (RB)

Os runnings backs (RBs) são os jogadores que normalmente ajudam o time com o ataque terrestre onde o QB entrega a bola para o RB e ele avança com a bola estando em suas mãos. Entretanto os RBs também podem receber passes (jogo aéreo). Esta função é muito importante no esquema de jogo do Seattle Seahawks pois já há alguns anos o jogo terrestre tem sido bastante utilizado pelo head coach Pete Carroll. Antigamente também era chamados de half back (HB).


Wide Receiver (WR)

Também conhecidos como recebedores, eles ajudam o time com as jogadas aéreas, ou seja, quando o QB lança a bola para um jogador mais distante dele. É comum também ouvirmos a palavra “passe” para quando um QB faz um lançamento. Os WRs normalmente jogam próximos às laterais do campo, mas é comum vermos eles fazendo rotas passando pelo meio do campo. Normalmente são jogadores muito ágeis e velozes. Existe uma expectativa grande para que neste ano o nosso jogo aéreo seja mais utilizado.

Atualização (08/09): Penny Hart foi adicionado ao elenco substituindo Josh Ursua #15 (waived).


Tight End (TE)

Os Tight Ends (TEs) são os canivetes suíços da unidade de ataque, pois podem desempenhar diversas funções. Eles podem ajudar a linha ofensiva a bloquear, abrir espaço para os RBs ou ainda correr para receber passes. São geralmente mais altos e fortes do que os WRs, porém menos ágeis. São peças-chaves em qualquer esquema ofensivo.


Offensive Line (OL)

A Offensive Line (OL), ou simplesmente linha ofensiva, é composta por cinco jogadores: o Center (C), os Guards (G ou OG) e os Offensive Tackles (OT). O Center é que lidera a linha ofensiva e faz o primeiro passe para o QB (normalmente entre as suas próprias pernas). Os Guards ficam exatamente ao lado do Center, um de cada lado. Os OTs, Left Tackle e o Right Tackle, ficam nas extremidades da linha ofensiva. A função principal da OL é evitar que os jogadores da defesa cheguem ao seu QB, evitando a perda da posse de bola e ainda dando tempo ao QB para tomar a melhor decisão. São peças extremamente importantes na proteção do QB, especialmente no “lado cego”. Se o QB é destro, por exemplo, o LT será o jogador que vai proteger o lado em que o QB terá limitação em ver os adversários chegando a ele.


Atualização (07/09): Phil Haynes foi colocado na Injured Reserve (IR).


Full Back (FB)

Os Full Backs (FBs) também são uma espécie de jogador que corre com a bola, assim como os RBs. Entretanto na NFL moderna este tipo de jogador não tem tido muita utilidade nos esquemas táticos atuais. Eles servem para proteger e abrir espaços para os próprios RBs.

Noso elenco conta atualmente com um FB: Nick Bellore #.

Atualização (07/09): Nick Bellore foi adicionado ao elenco.

O elenco do Seattle Seahawks para a temporada 2020 – Ataque
Tags:                 
Avatar

Pejota

Apenas um cara que curte futebol americano (da bola oval), NFL Fantasy e futebol (da bola redonda). ​Não necessariamente nessa ordem. Torcedor do Seattle Seahawks, Vasco da Gama e Seattle Sounders.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.