Olá, 12s!

Em 2002, com a entrada do Houston Texas, a NFL aumentou para 32 times e foi preciso alterar a fórmula do calendário dos jogos. Os 32 times foram divididos em oito divisões de quatro times cada. Por sua vez, as oito divisões também são divididas em duas conferências: a American Football Conference (AFC) e a National Football Conference (NFC). E cada conferência possui quatro divisões com quatro times cada: Norte, Sul, Leste e Oeste. Entretanto algo que não foi alterado foi a quantidade de jogos a serem disputados durante a temporada regular – cada time faz 16 jogos.

Créditos: Rod Mar/Seattle Seahawks

Para quem tem uma certa afinidade com o futebol (da bola redonda), o normal seria esperar que todos os times jogassem contra todos os outros, mas daí seriam 31 jogos pelo menos. Entretanto o futebol americano é um esporte de muito contato físico e alto nível de excelência. Normalmente vários jogadores se machucam durante a temporada, então fazer 31 jogos é algo irreal. Talvez então todos contra todos dentro da própria conferência. Dessa forma seriam 15 jogos. O pessoal da NFL conseguiu achar uma fórmula um pouco mais interessante.

Dos 16 jogos que cada time disputa na temporada regular:

  • Seis jogos são contra os times da mesma divisão;
  • Quatro jogos são contra times de outra divisão dentro da mesma conferência (intraconferência);
  • Quatro jogos são contra times de outra divisão da outra conferência (interconferência); e
  • Dois jogos são contra times das outras duas divisões dentro da mesma conferência, dependendo da classificação dos times na temporada anterior.

Considerando os times dentro de uma mesma divisão, apenas dois dos 16 jogos serão contra oponentes diferentes. Todos os outros serão os mesmos.

Sobre os confrontos dentro da mesma divisão

O Seattle Seahawks está na divisão NFC Oeste junto com o Arizona Cardinals, o Los Angeles Rams e o San Francisco 49ers. Isso significa que enfrentaremos cada um desses times duas vezes: uma no CenturyLink Field e outra no estádio do adversário. Os segundos jogos entre as equipes da mesma divisão geralmente acontecem nas últimas semanas da temporada regular como uma tentativa de estimular os times até o final. O campeão de cada divisão se classifica para os playoffs de forma automática.

Leia mais: O que esperar da NFC Oeste em 2020?

Jogos do Seattle Seahawks contra os times da NFC Oeste. Horário local de Seattle.

Sobre os confrontos contra outra divisão da mesma conferência

Os quatro jogos contra outra divisão dentro da mesma conferência acontecem de acordo com um rodízio entre as divisões. A cada ano joga-se contra uma outra divisão da mesma conferência. Logo, ao final de três anos, joga-se contra todos os outros times dentro da mesma conferência.

Rodízio entre as divisões dentro da mesma conferência.

De acordo com o rodízio dentro da mesma conferência, os quatro times da NFC Oeste enfrentarão os quatro times da NFC Leste: Dallas Cowboys, New York Giants, Philadelphia Eagles e o Washington Football Team (antigo Washington Redskins).

Leia mais: O que esperar da NFC Leste em 2020?

Jogos do Seattle Seahawks contra os times da NFC Leste. Horário local de Seattle.

Sobre os confrontos contra a divisão da outra conferência

Da mesma forma, existe um rodízio para enfrentar as divisões da outra conferência. Ao longo de quatro anos um time de uma conferência terá enfrentado todos os 16 times da outra conferência, sendo os quatro times de uma mesma divisão por ano.

Rodízio entre as divisões da outra conferência (AFC x NFC).

De acordo com os confrontos interconferência (AFC x NFC), os times da NFC Oeste enfrentarão os quatro times da AFC Leste nesta temporada: Buffalo Bills, Miami Dolphins, New England Patriots e o New York Jets.

Leia mais: O que esperar da AFC Leste em 2020?

Jogos do Seattle Seahawks contra os times da AFC Leste. Horário local de Seattle.

Sobre os outros dois jogos

Os outros dois jogos que faltam para completar a temporada serão jogados contra times da mesma conferência e de acordo com a classificação de cada divisão na temporada passada. Primeiro lugar enfrenta outros primeiros lugares das outras duas divisões dentro da mesma conferência. Segundo lugar enfrenta os outros segundo lugares e assim sucessivamente. Vamos tomar como exemplo a NFC Oeste. Como a NFC Oeste já irá enfrentar os times da NFC Leste nesta temporada, então significa que os outros dois jogos serão contra os times da NFC Norte e NFC Sul, de acordo com a classificação de cada divisão.

Classificação das divisões NFC Oeste, Norte e Sul na temporada 2019.

Por conta desse critério o Seattle Seahawks enfrentará o Minnesota Vikings (NFC Norte) e o Atlanta Falcons (NFC Sul) na temporada regular de 2020, pois eles também se classificaram em segundo lugar nas suas divisões no ano passado. Esse critério tende a equilibrar um pouco os confrontos já que primeiros lugares enfrentam primeiros lugares, e últimos enfrentam últimos. Isso fará com que tenhamos grande jogos nesta temporada incluindo algumas revanches dos últimos playoffs como San Francisco 49ers x Green Bay Packers.

Leia mais:

Jogos do Seattle Seahawks contra os times da NFC Sul e NFC Norte. Horário local de Seattle.

A temporada regular começa no final de semana após o feriado de dia do trabalho nos Estados Unidos (Labor day) que é sempre na primeira segunda-feira de setembro. “Setembro sempre chega”, só nos resta aguardar.

Go Hawks!

Entendendo a fórmula do calendário da NFL
Tags:                                                                                         
Avatar

Pejota

Apenas um cara que curte futebol americano (da bola oval), NFL Fantasy e futebol (da bola redonda). ​Não necessariamente nessa ordem. Torcedor do Seattle Seahawks, Vasco da Gama e Seattle Sounders.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.