Seahawks campeão da NFC na temporada 2014. Créditos: Rod Mar

Olá, 12s!

Até 1969 existiam duas ligas de futebol americano nos Estados Unidos: a National Football League (NFL) e a American Football League (AFL). A AFL contava com 10 times e a NFL com 16. Em 1970, essas duas ligas se uniram para criar o que conhecemos hoje como a NFL. A então nova NFL passou a ter 26 times divididos em duas conferências:

  • American Football Conference (AFC) que além dos 10 times da antiga AFL passou a incluir também o Cleveland Browns, o Pittsburgh Steelers e o Baltimore Colts que até então faziam parte da antiga NFL;
  • National Football Conference (NFC) que contava com os 13 times restantes da antiga NFL.
Logo da NFC utilizado entre 1970 e 2009.
Fonte: sportslogos.net

Inicialmente os 13 times da NFC foram divididos em três divisões:

  • Eastern (com cinco times): Dallas Cowboys, New York Giants, Philadelphia Eagles, St. Louis Cardinals e Washington Redskins;
  • Central (com quatro times): Chicago Bears, Detroit Lions, Green Bay Packers e Minnesota Vikings;
  • Western (com quatro times também): Atlanta Falcons, Los Angeles Rams, New Orleans Saints e San Francisco 49ers.

Em 1976, o Seattle Seahawks e o Tampa Bay Buccaneers se juntaram à NFL. Em sua primeira temporada, o Buccaneers participou da AFC, mas a partir de sua segunda temporada na liga passou a pertencer à NFC. Já o Seahawks fez o caminho inverso. No primeiro ano participou da NFC e depois migrou para a AFC onde ficou até o realinhamento das conferências que aconteceu em 2002. Para completar os 16 times que vemos hoje, o Carolina Panthers se juntou à NFC em 1995.

O Cardinals é o único time que não se encontra mais na mesma cidade que estava em 1970. Conhecido como St. Louis Cardinals naquela época, hoje a franquia está localizada em Glendale, no Arizona, e por isso se chama Arizona Cardinals atualmente. O Rams é outro time que mudou de cidade desde o surgimento da NFL moderna. Inicialmente em Los Angeles, a franquia esteve um tempo em St Louis, mas encontra-se novamente em Los Angeles. ​

Logo atual da NFC.
Fonte: sportslogos.net

Desde a temporada 2002, a NFC está organizada em quatro divisões com quatro times cada:

  • NFC Leste: Dallas Cowboys, New York Giants, Philadelphia Eagles e Washington Football Team;
  • NFC Norte: Chicago Bears, Detroit Lions, Green Bay Packers e Minnesota Vikings;
  • NFC Sul: Atlanta Falcons, Carolina Panthers, New Orleans Saints e Tampa Bay Buccaneers;
  • NFC Oeste: Arizona Cardinals, Los Angeles Rams, San Francisco 49ers e Seattle Seahawks.

A NFC Leste

Times da NFC Leste: Dallas Cowboys, New York Giants, Philadelphia Eagles e Washington Football Team.

Considerando a “era Super Bowl”, ou seja, desde 1967 quando o campeão da AFC (anteriormente AFL) passou a enfrentar o campeão da NFC (anteriormente NFL), os times dessa divisão possuem 13 campeonatos. O Dallas Cowboys lidera com cinco conquistas, seguido de perto pelo New York Giants com quatro. O Washington Football Team possui três campeonatos e o Philadelphia Eagles um.

Considerando os títulos de divisão desde 2002, quando esta divisão foi formada como a conhecemos hoje, os Eagles possuem oito títulos de divisão, enquanto os Cowboys possuem cinco, os Giants três, e o Washington apenas dois.

Leia mais: O que esperar da NFC Leste na temporada 2020?

A NFC Norte

Times da NFC Norte: Chicago Bears, Detroit Lions, Green Bay Packers e Minnesota Vikings.

O Green Bay Packers é o grande expoente dessa divisão. Os Packers possuem quatro campeonatos na “era Super Bowl” e considerando desde a criação da divisão em 2002, 10 títulos de divisão. O Chicago Bears é o outro time da divisão a também ter vencido um Super Bowl. Minnesota Vikings e Detroit Lions ainda estão zerados no quesito Super Bowl. 

Em termos de títulos de divisão, Bears e Vikings estão empatados no segundo lugar com quatro títulos cada. Vale destacar ainda que os Lions também estão zerados nesse quesito.

Leia mais: O que esperar da NFC Norte na temporada 2020?

A NFC Sul

Times da NFC Sul: Atlanta Falcons, Carolina Panthers, New Orleans Saints e Tampa Bay Buccaneers.

Quando o assunto é Super Bowl, os times dessa divisão não têm muito o que falar. Apenas um título para o New Orleans Saints em 2009 e outro para o Tampa Bay Buccaneers em 2002. Atlanta Falcons (desde 1967) e Carolina Panthers (desde 1995) ainda perseguem seu primeiro Super Bowl.

Quanto aos títulos da divisão, existe um certo equilíbrio entre os times desde a criação da divisão em 2002. Os Saints possuem seis títulos, mas a metade deles foram nos últimos três anos. Em segundo lugar, os Panthers com cinco títulos são seguidos de perto pelos Falcons com quatro. O lanterna da divisão são os Buccaneers com três títulos, sendo que o último deles foi em 2007.

Leia mais: O que esperar da NFC Sul na temporada 2020?

A NFC Oeste

Times da NFC Oeste: Arizona Cardinals, Los Angeles Rams, San Francisco 49ers e Seattle Seahawks.

Em termos de conquistas de Super Bowl, esta divisão não possui o mesmo brilho que a NFC Leste, mas também não pode ser ignorada. O San Francisco 49ers possuem cinco títulos, enquanto os Rams (ainda em St. Louis em 1999) e o Seattle Seahawks possuem um título cada. O Arizona Cardinals é o único time da divisão sem a conquista.

Entretanto, quando o assunto é títulos da divisão (desde 2002), o Seattle Seahawks é o líder com oito conquistas. Logo atrás vêm 49ers com quatro, e Rams e Cardinals com três conquistas cada.

Leia mais: O que esperar da NFC Oeste na temporada 2020?

Equilíbrio é a palavra-chave dessa conferência

Quando comparada com a AFC, esta conferência é bem mais equilibrada. Todos os times, com exceção do Detroit Lions, já disputaram o Super Bowl ao menos uma vez. Dos 15 times, 11 já conquistaram pelo menos um Super Bowl. Desde 2002, 12 times diferentes representaram a conferência no Super Bowl. E o único time que conseguiu estar em dois Super Bowls consecutivos foi o Seattle Seahawks nas temporadas 2013 e 2014. O que esperar do Seattle Seahawks na temporada 2020?

Go Hawks!

A National Football Conference (NFC)
Tags:                                                                                     
Avatar

Pejota

Apenas um cara que curte futebol americano (da bola oval), NFL Fantasy e futebol (da bola redonda). ​Não necessariamente nessa ordem. Torcedor do Seattle Seahawks, Vasco da Gama e Seattle Sounders.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.