Super Bowl 48 (temporada 2013) – Denver Broncos (AFC) x Seattle Seahawks (NFC). Créditos: Rod Mar

Olá, 12s!

National Football League (NFL), como a conhecemos hoje, começou em 1970 quando da fusão da antiga NFL com a American Football League (AFL). A AFL havia sido criada em 1960 com oito times, e que em 1966 adicionou o Miami Dolphins e em 1968 o Cincinnati Bengals. A AFL era dividida em duas divisões:

  • AFL Western: Kansas City Chiefs (originalmente Dallas Texans), Denver Broncos, Los Angeles Chargers, Oakland Raiders e o Cincinnati Bengals (em 1968);
  • AFL Eastern: Buffalo Bills, New England Patriots, New York Jets (originalmente Titans), Houston Oilers e Miami Dolphins (em 1966).
Logo utilizado pela AFC entre 1970 e 2009.
Fonte: sportslogos.net.

No momento da fusão A AFL tinha 10 times e a NFL 16. Um balanceamento se fez necessário e foi nessa oportunidade que o Cleveland Browns, o Pittsburgh Steelers e o então Baltimore Colts se juntaram à recém-criada American Football Conference (AFC). Cinco times se mudaram desde a fusão em 1970:

  1. O Baltimore Colts se mudou para Indianapolis em 1984.
  2. Em 1995, o Cleveland Brown tentou se mudar para Baltimore e depois de uma disputa judicial acabou ficando em Cleveland, mas como resultado do processo foi criado o Baltimore Ravens.
  3. O Oakland Raiders se mudou para Los Angeles em 1982, depois voltou para Oakland em 1995 e em 2020 foi para Las Vegas.
  4. O Los Angeles Chargers foi para San Diego em 1961 e ficou 56 anos por lá, mas em 2017 voltou para Los Angeles.
  5. O Houston Oilers se mudou para Tennessee em 1997 e dois anos depois mudou o nome para Tennessee Titans.​ 
Logo atual utilizado pela AFC.
Fonte: sportslogos.net.

Fazendo um resumo de tudo até agora: a AFL tinha 10 times, depois vieram três oriundos da NFL, e com a confusão em Cleveland/Baltimore, foi criado um time. Então até agora são 14 times no total e faltam dois para chegarmos nos 16 atuais. Os dois times que se juntaram à AFC foram o Jacksonville Jaguars em 1995 e o Houston Texans em 2002.

Vale ressaltar ainda que o Tampa Bay Buccaneers teve sua primeira temporada na AFC em 1976 e depois se juntou à NFC. O Seattle Seahawks jogou na AFC da sua segunda temporada em 1977 até o realinhamento de times que aconteceu em 2002 com a entrada do Houston Texans. Nas próximas sessões farei uma análise quanto a conquistas de Super Bowl e títulos de divisão.

A AFC Norte

Times da AFC Norte: Baltimore Ravens, Cincinnati Bengals, Cleveland Browns e Pittsburgh Steelers.

Nesta divisão temos um dos dois maiores ganhadores de Super Bowls da liga: o Pittsburgh Steelers, com 6 conquistas, sendo quatro deles na década de 1970 e dois na década de 2000 (em 2005 e 2008). O Baltimore Ravens também possui dois títulos de Super Bowl (2000 e 2012). Cleveland Browns e Cincinnati Bengals ainda estão à caça do troféu Vince Lombardi.

Considerando os títulos de divisão desde 2002 quando esta divisão foi criada como a conhecemos hoje, os Steelers são os maiores campeões com oito conquistas. Os Ravens possuem seis conquistas, enquanto os Bengals, quatro. O destaque negativo fica com os Browns que nunca conseguiram o título desta divisão.

A AFC Sul

Times da AFC Sul: Houston Texans, Indianapolis Colts, Jacksonville Jaguars e Tennessee Titans.

A AFC Sul tem pouca experiência quando o assunto é Super Bowl. Os únicos dois títulos desta divisão foram conquistados pelo Indianapolis Colts em 1970 e em 2006. Houston Texans, Jacksonville Jaguars e Tennessee Titans ainda estão na fila.

Quanto aos títulos de divisão, os Colts são responsáveis por metade dos títulos desde a criação da divisão com nove conquistas. Os Texans com seis conquistas ficam em segundo lugar. Titans com duas conquistas e Jaguars com uma, estão bem atrás dos rivais de divisão.

A AFC Oeste

Times da AFC Oeste: Denver Broncos, Kansas City Chiefs, Las Vegas Raiders e Los Angeles Chargers.

Na AFC Oeste o assunto Super Bowl só é desconhecido dos Los Angeles (San Diego) Chargers. Com três conquistas: Denver Broncos (1997, 1998 e 2015) e Las Vegas (Oakland/Los Angeles) Raiders (1976, 1980 e 1983). O Kansas City Chiefs é o atual campeão (2019), tendo ainda um outro título em 1969 no Super Bowl IV antes mesmo da criação da NFL moderna em 1970.

Em termos de títulos de divisão, Chiefs e Broncos estão empatados com seis conquistas cada, sendo que os Chiefs tem quatro conquistas em sequência (2016-2019) e logo antes desse período os Broncos emplacaram cinco conquistas consecutivas também (2011-2015). Os Charges, quando ainda estavam em San Diego, tiveram cinco conquistas, sendo quatro delas também em sequência (2006-2009). Os Raiders, quando em Oakland, conquistaram apenas uma vez o título da divisão em 2002.

A AFC Leste

Times da AFC Leste: Buffalo Bills, Miami Dolphins, New England Patriots e New Your Jets.

Quando o assunto é Super Bowl, o maior expoente é, sem dúvidas, o New England Patriots. Além de ser o time com maior número de conquistas (2001, 2003, 2004, 2014, 2016 e 2018), empatado com o Steelers, os Patriots também são o time com mais vice-campeonatos (cinco vezes) assim como os Broncos. Isso os tornam o time com maior número de aparições no Super Bowl: onze. O Miami Dolphins também possui dois títulos (1972 e 1973). Já o New York Jets também conquistou o título em 1968, antes mesmo da criação da NFL moderna em 1970. O Buffalo Bills é o único da divisão ainda na fila.

A supremacia dos Patriots é tão grande que eles conquistaram 16 das 18 temporadas desde que essa divisão foi criada em 2002. Os Dolphins e os Jets conquistaram apenas uma vez cada, enquanto o Buffalo ainda aguarda o primeiro título de divisão. Os Patriots são os campeões dessa divisão desde 2009 – são 11 temporadas seguidas. Será que os Patriots manterão a hegemonia ou algum outra candidato irá destroná-los?

Leia mais: O que esperar da AFC Leste na temporada 2020?

Desequilíbrio é a palavra-chave desta conferência

Enquanto a NFC é caracterizada pelo equilíbrio dentro da conferência, podemos dizer que a AFC é o contrário disso. Desde o realinhamento da NFL em 2002, os Patriots chegaram ao Super Bowl em metade das vezes. Na outra metade, apenas seis times se revezaram em representar a conferência na final do campeonato. Com exceção da AFC Oeste onde existe um equilíbrio entre os times, as outras divisões possuem apenas um grande vencedor por divisão.

Go Hawks!

Leia mais:

A American Football Conference (AFC)
Tags:                                                                                         
Avatar

Pejota

Apenas um cara que curte futebol americano (da bola oval), NFL Fantasy e futebol (da bola redonda). ​Não necessariamente nessa ordem. Torcedor do Seattle Seahawks, Vasco da Gama e Seattle Sounders.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.